Engenharia de software
1. Em 1968 aconteceu a NATO Software Engineering Conference, um evento criado com o objetivo de discutir alternativas para contornar a Crise do Software. Podemos resumir à crise no desenvolvimento de software causada por alguns problemas com exceção de? Projetos atendendo o orçamento;
2. Podemos afirmar que a construção de um carro e a construção de um software são projetos similares? Sim, mesmo exigindo diferentes formas de condução e execução do projeto.
3. O que são softwares Embutidos? O software embutido reside dentro de um produto ou sistema e é usado para implementar e controlar características e funções para o usuário final, relizam tarefas muito limitadas, porém da mais alta capacidade
4. Podemos descrever a curva ideal de falha de um software da seguinte forma? Seria uma curva que começaria com grandes quantidades de falhas e depois essa curva iria se achatando e não mais subiria ficando assim o software em pleno uso.
5. Quanto ao tipo de software e sua natureza mutável podemos classificar o Windows de que forma? Produto genérico e para linha de produto
6. Com qual custo do projeto os Gerentes mais precisam se preocupar? Custo com os recursos e tudo que envolve mantê-los
7. Qual das alternativas citam 3 modelos conhecidos de qualidade? CMMI, MPSBr, ISSO
8. Com relação à qualidade de software o desenvolvimento do projeto abrange quais itens? Requisitos, as especificações e o projeto do sistema
9. O MPSBr atende à necessidade de implantar os princípios de engenharia de software de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras, seguindo as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de software. A definição desse processo baseia-se em três guias? Guia Geral, Guia de Aquisição e Guia de Avaliação
10. Em uma empresa que desenvolve sistemas de grande porte, o gerente decidiu pedir para que cada um se auto avaliasse e além disso decidiu aplicar o conceito de equipes autodirigidas para melhorar a qualidade do software que a equipe produz. Quais os modelos de processo aplicado? PSP e TSP
11. O PSP (Personal Software Process – Processo Pessoal de Software) enfatiza a medição pessoal tanto do produto do trabalho que é produzido quanto da qualidade resultante do produto do trabalho.O modelo PSP define cinco atividades que são? Planejamento, projeto de alto nível, revisão do projeto de alto nível, desenvolvimento e pós-conclusão;
12. Qual modelo de processo de desenvolvimento tem as vantagens abaixo? Incremental
13. Em casos de o desenvolvedor se sentir inseguro quanto a eficiência do algoritmo e sua adaptação, existe um modelo de Processo que o ajuda a tirar suas dúvidas e entrar em um melhor entendimento dos requisitos do usuário. Que modelo é esse? Prototipação
14. Uma desvantagem na utilização do modelo RAD é? Se desenvolvedores e clientes não estiverem comprometidos com as atividades continuamente rápidas, para completar o sistema em curtíssimo espaço de tempo.
15. Qual modelo de processo se baseia em fórmulas matemáticas para ajudar no desenvolvimento? Metodos Formais
16. A alternativa que não caracteriza uma desvantagem do modelo de métodos formais é? Permite ao engenheiro de software especificar, desenvolver e verificar um sistema baseado em computador pela aplicação rigorosa de uma notação matemática
17. O modelo de desenvolvimento baseado em componentes não incorpora qual passos abaixo? Testes restritos são realizados para garantir a funcionalidade adequada
18. Podemos descrever o objetivo da fase de transição do RUP (Rational Unified Process) da seguinte forma? Está relacionada à transferência do sistema da comunidade de desenvolvimento para a comunidade dos usuários e com a entrada do sistema em funcionamento em ambiente real
19. Na fase de Concepção do modelo PU (Processos Unificados) podemos descrever os requisitos de negócio através das preliminares? Casos de uso
20. Qual a principal caracteristica do Iconix? Rastreabilidade de Requisitos
21. Em qual outro modelo de Processo o Praxis é baseado? A abordagem Cleanroom para desenvolvimento de software baseia-se em cinco estratégias principais com exceção de? Especificação informal
22. O Praxis propõe um ciclo de vida composto por fases que produzem um conjunto precisamente definido de artefatos (documentos e modelos). Para construir cada um dos artefatos, o usuário de processo (estudante ou Engenheiro) precisa exercitar um conjunto de práticas recomendáveis. Na construção desses artefatos, o usuário do processo é guiado por padrões e auxiliado pelos modelos de documentos e exemplos constantes de material de apoio? Documentos e modelos
23. Qual dos ítens abaixo não é um princípio do processo ágil? Complexidade de códigos
24. Como funciona o método ágil XP? Programação em pares e testes para cada tarefa.
25. O que é um standap meeting? Reunião de Início feita diariamente
26. De qual modelo prático surgiu o FDD? Engenharia de Software orientada a Objeto
27. O ASD ou DAS, é um processo para qual tipo de software? Complexos
28. No modelo SCRUM o item que consiste de unidades de trabalho que são necessárias para satisfazer a um requisito definido na pendência que precisa ser cumprido num intervalo de tempo predefinido? Sprint
29. O princípio: "Estime com base no que é sabido", é um princípio da ...? Planejamento
30. A descrição : "As pessoas não trabalham 100% do tempo do dia, sempre há ruídos em qualquer comunicação humana, omissões, ambigüidade." diz respeito a qual princípio? Seja Realista
31. O Princípio “Planeje com Antecedência o Reuso” é um princípio? Central
32. Projetos de software se atrasam um dia de cada vez. Assim faz sentido aplicar um dos princípios do planejamento que é? Acompanhe o plano com frequência e faça os ajustes necessários
33. Quais são os três ciclos iterativos do modelo DSDM? Iteração do modelo funcional, Iteração do projeto e construção
34. Apesar da AM (Modelagem Ágil) sugerir uma ampla gama de princípios de modelagem centrais e suplementares o que não torna AM peculiar é? Não usar modelos múltiplos
35. O princípio da modelagem é dividido em duas vertentes quais são elas? Analise e Projetos
36. Quais são os três princípios da prática da Construção? Preparação, Codificação e Validação
37. De qual princípio é a descrição que segue: "Um CD ou outra mídia contendo todo o software executável, arquivos de dados de suporte, documentos de suporte e ouras informações relevantes deve ser montado e rigorosamente testado por testes beta com usuários reais."? Um pacote completo de entrega deve ser montado e testado
38. A arquitetura de software é o esqueleto do sistema a ser construído. Essa afirmação refere-se aos princípios de modelagem de projetos. Qual especificamente? Sempre considere a arquitetura do sistema a ser construído
thank you
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